O Home Staging é uma técnica de preparação e apresentação de imóveis para venda. Seu objetivo é tornar os ambientes mais atraentes, maximizando as chances de venda rápida e por um preço melhor.
Sabe aquele apartamento decorado que as construtoras montam pra vender o imóvel na planta, que você entra e fica com vontade de morar ali? É exatamente esse o efeito que buscamos ao fazer Home Staging.
Esta técnica serve para destacar as melhores características do imóvel e minimizar aquelas que não são interessantes, tornando o imóvel desejável, através de técnicas de organização, decoração e limpeza.
No mercado americano, esta técnica é uma prática consolidada e que comprovadamente aumenta o valor do imóvel, assim como reduz o tempo de venda.
A pesquisa realizada sobre o tema pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR) nos apresenta alguns indicadores sobre os efeitos positivos do home staging nas transações imobiliárias:
- Empregar a técnica geralmente aumenta o valor dos imóveis em cerca de 15%. Ao apresentar o imóvel em sua melhor condição, os proprietários recebem ofertas mais altas.
- Além disso, a técnica reduz pela metade o tempo necessário para vender o imóvel, o que resulta em mais lucro para o vendedor, já que um imóvel parado gera custos e não traz rentabilidade.
Além disso, quando o imóvel fica muito tempo à venda, os proprietários acabam sendo obrigados a reduzir o valor, pois o preço inicial não está sendo aceito pelo mercado. Quanto mais tempo demorar para vender, como sabemos, menor será o valor real obtido na venda.
Outras Vantagens na Aplicação do Home Staging:
- Ampliação da eficiência do Anúncio: a maioria das pessoas busca por imóveis online, assim a qualidade das fotos e o Home Staging aumentam significativamente a capacidade de atrair compradores e se destacar em meio aos demais anúncios.
- Visualização e experiência dos Compradores: 82% dos compradores dizem ser mais fácil visualizar o imóvel como seu futuro lar quando empregado o Home Staging, que proporciona um ambiente neutro e atraente, facilitando a identificação do potencial do imóvel.
- Pesquisas sobre o comportamento de compra na Inglaterra e Estados Unidos, demonstram que os compradores de imóveis, depois de passarem pela porta de entrada, levam apenas 8 segundos para decidirem se irão considerar ou descartar o imóvel. A tomada de decisão para concluir se farão ou não uma proposta de compra é de 40 segundos.
Diante dos dados, o melhor que fazemos é conferir as dicas para venda de seu imóvel. Se você ainda mora nele:
1. Organize
Visite todos os cômodos de sua casa. Dê uma boa olhada no que é possível remover, como itens dos quais não irá precisar até o dia da mudança.
Preste mais atenção aos armários, closets e despensas – as pessoas normalmente pedem permissão, mas com certeza irão desejar conferir a profundidade e funcionalidades dos armários, principalmente dos quartos e da cozinha. Por isso é importante que você os organize para que transmitam a sensação que tem bastante espaço de armazenamento.
2. Despersonalize
Um dos princípios do home staging é a despersonalização – retirar ou mudar aspectos do imóvel que demonstrem “personalidade”. Pense que sua casa deve lembrar um bom hotel, um estilo que agrade a maioria das pessoas. Deve transmitir conforto e aconchego para que as pessoas interessadas tenham facilidade para se imaginar nos ambientes, para que possam se imaginar morando ali.
Guarde as fotos de família, itens pessoais e lembranças. Tudo que faça a casa parecer sua, pois dessa forma o possível comprador não irá sentir que a casa já é dele. Isso é algo muito inconsciente, mas faz diferença.
Os itens de animais de estimação também merecem atenção! Certifique-se de fazer uma limpeza completa e durante as visitas, organizar brinquedos, potinhos de comida e tigelas de água. Não permita que haja mau cheiro, sujeira e bagunça pois isso poderá afetar a análise do imóvel.
3. Mantenha a casa sempre limpa e organizada
Antes de receber visitas, reserve um tempo para passar um pano no chão, lavar e guardar a louça, verificar os banheiros, retirar as toalhas do box, não deixar roupas espalhadas pelo quarto e guardar toda a bagunça. Esses cuidados são essenciais, pois a desorganização pode causar uma impressão negativa. Lembre-se de que sua casa está à venda e deve ser apresentada a todos os interessados como um produto.
4. Melhore ou intensifique a iluminação dos ambientes
Um dos primeiros quesitos que muitos compradores comentam é sobre a quantidade de luz em uma casa. Substitua as lâmpadas queimadas e, caso necessário, troque por lâmpadas de maior luminescência.
Abra as janelas durante as visitas para trazer mais luz natural, o que é bom para a venda. Lembre-se também de acender todas as luzes antes de qualquer demonstração de seu imóvel.
5. Modifique os móveis de lugar permitindo a circulação e amplitude dos ambientes
Dê uma olhada em cada cômodo e brinque com a disposição dos móveis para criar espaços mais conversacionais. Isso aumentará a quantidade de espaço nos ambientes.
Não tenha medo criar ambientes diferentes do que você gosta! Você provavelmente colocaria o sofá de frente para a televisão. Mas preparar sua casa para a venda não significa morar nela. O objetivo é vendê-la.
6. Use tons pastéis ou Off White (quase branco)
As cores destes grupos deixam os ambientes mais neutros, mais simples e menos carregados, o que proporciona uma sensação de amplitude maior. Aquela parede colorida, objetos de decoração com significados muito fortes devem ser removidos.
Você também deve certificar-se de manter os espaços neutros em termos de gêneros – religião, times de futebol, preferências políticas e tudo que envolve o gosto pessoal e que mostre que aquela casa é sua.
7. Dê uma olhada no exterior [jardins e quintal]
O jardim é a melhor primeira impressão que você pode dar aos compradores. Corte a grama, lave com pressão as áreas sujas, conserte a pintura lascada, plante algumas flores e arrume os móveis.
8. A experiência da sua casa passa pelos odores
Um toque final pode ajudar o comprador a se sentir bem durante a visita, e isso irá ajudar na consideração de compra. Por isso, evite odores fortes e, se possível, coloque odorizadores leves nos principais cômodos do imóvel.
Horas antes das visitas, evite fazer frituras, cuide do espaço do seu pet, verifique todos os banheiros e aproveite para passar um café para oferecer às pessoas durante a visita.
9. Faça com que os espaços pareçam maiores
Às vezes, a mudança de disposição dos móveis já resolve essa parte. Mas em alguns ambientes, você também pode inserir espelhos como recurso para refletir a luz e melhorar a sensação de amplitude.
10. Crie ambientes acolhedores e convidativos
Destaque o que torna sua casa única e especial. Adicione um cantinho da leitura, crie uma área de armazenamento extra ou um barzinho para receber amigos.
Nunca deixe um cômodo vazio. Faça com que aquele quarto de hóspedes não utilizado pareça útil, transformando-o em um escritório, por exemplo.
11. Se o imóvel não estiver habitado
As orientações de despersonalizar o imóvel, usando cores neutras, atualizar a iluminação e manter o imóvel bem cuidado para que não pareça abandonado ou “encalhado”. Contrate uma pessoa para limpeza quinzenal ou pelo menos mensal, você trabalhou duro para deixar o imóvel em ótimas condições, não deixe que as coisas se deteriorem com o tempo.
E este foi o 2º blog post da nossa série Como fazer um bom negócio imobiliário, direcionada a proprietários. No próximo, vamos explorar outro tema igualmente valioso. Continue nos acompanhando para não perder!